Bombas da II Guerra obrigam à evacuação de bairros
Cerca de 25 mil cidadãos da localidade alemã de Hannover, no norte da país, foram retirados hoje preventivamente de suas casas para se proceder à desativação de várias bombas da Segunda Guerra Mundial que poderão estar no subsolo.
Segundo a agência de notícias espanhola EFE, a operação contou com a participação de cerca de 1.000 membros de forças de resgate, entre bombeiros e polícias, que tiveram de desocupar os edifícios de 150 ruas de vários bairros de Hannover, cujos habitantes poderão possivelmente voltar às suas casas durante a tarde de hoje.
A operação de desativação das bombas, que na altura do seu lançamento, durante a Segunda Grande Guerra, não chegaram a explodir, obrigou à suspensão do serviço público de autocarros dentro dos bairros afetados.
Os técnicos encarregues de desativar os engenhos desconhecem para já o número total de bombas que estarão enterradas, bem como o seu estado, o que poderá fazer com que a operação se prolongue por mais tempo do que estava previsto.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Entretanto, um helicóptero policial equipado com câmaras térmicas sobrevoa os bairros que foram evacuados, de forma a certificar-se que ninguém se encontra na zona de risco.
A operação de hoje é a maior que se levou a cabo em Hannover, onde, como em muitas outras cidades alemãs, se descobre com frequência bombas aéreas com quase 500 quilogramas de peso, do tempo da Segunda Guerra Mundial.