As parisienses já podem usar calças... oficialmente

As mulheres residentes em Paris já podem usar calças, mesmo sem ser para andar de bicicleta ou a cavalo, esclarece o ministério dos Direitos da Mulher francês, afirmando que uma lei do século XIX que o proibia já não tem valor jurídico.

O senador Alain Houpert, citado pela AFP, afirmou que, até há pouco tempo, a lei ainda estava em vigor: "Qualquer mulher que queira vestir-se como um homem deve apresentar-se perante uma unidade policial para obter uma autorização."

Esta lei estava implícita em duas circulares, uma de 1892 e outra de 1909. Estas permitiam que a mulher vestisse calças apenas se fosse andar a cavalo ou tivesse que utilizar uma bicicleta como meio de transporte.

O Ministério declarou no site www.senat.fr que a ordem do prefeito da polícia Dubois, de 7 de novembro de 1800 é hpje incompatível com os princípios de igualdade entre as mulheres e os homens, que se encontram na Constituição.

"Esta incompatibilidade está implícita à lei de 7 de novembro, que está desprovida de qualquer efeito jurídico", afirmou o Ministério.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG