Alcunha do neto de Mario Monti no infantario é "spread"

Ser familiar de um político tem as suas vantagens, desvantagens e perigos. O mais pequeno a comprovar estes pontos é o neto de Mario Monti, primeiro-ministro italiano, ao qual chamam "spread" no infantário onde anda.

A designação surgiu graças à política de austeridade e da luta incansável que Monti leva contra o prémio de risco, chamado spread na linguagem financeira. O próprio primeiro-ministro contou a história numa entrevista ao canal italiano RAI: "O menino estava em casa à tarde e viu um telejornal em que se falava de spreads, então disse: 'Mamã, mamã, spread sou eu!'", referindo-se ao nome que lhe chamam no infantário. Desde aí, contou ainda Monti, a alcunha tornou-se usual. "Não sei porque razão é que estes meninos se identificaram com aquele apelido... Os pecados do avô caem sobre o neto", acrescentou o líder italiano, em tom de brincadeira.

A imagem de seriedade de Mario Monti não o impediu de sorrir quando falou do termo de designação dos colegas para o neto. Afinal, tanto a sua política, como o seu neto podem ser identificados pela palavra inglesa spread.

Para o diário espanhol El Pais, pior mesmo seria um hipotético neto de Berlusconi, que em vez de ser conhecido por "spread", ia ser conhecido por "bunga bunga".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG