Três congressistas luso-americanos eleitos pela Califórnia

Dois congressistas luso-americanos foram hoje reeleitos, e um terceiro conseguiu a primeira eleição, todos pela Califórnia, numa noite eleitoral em que os candidatos da comunidade alcançaram vitórias nas principais corridas.

Numa das eleições mais difíceis, no Distrito 16 da Califórnia, o democrata Jim Costa conseguiu na terça-feira uma vitória com 54,5 por cento dos votos, contra 45,5 por cento do seu adversário republicano, estando contada a totalidade dos votos.

Jim Costa conseguiu a reeleição em novembro de 2010 com grande dificuldade, e até 2012 copresidiu ao grupo ("caucus") luso-americano no Congresso juntamente com o democrata Dennis Cardoza, também da Califórnia, que entretanto abandonou a política.

Com perto de 60 por cento dos votos contados, já foi declarada a vitória no Distrito 21 do mesmo Estado para o também luso-americano David Valadao, um jovem republicano que irá assim estrear-se na política de Washington no próximo Congresso.

Mais fácil era a corrida do também republicano Devin Nunes, que conseguiu mais de 63 por cento dos votos no Distrito 22 da Califórnia.

O jornal local Visalia Times-Delta noticiou segunda-feira que Nunes doou parte dos fundos da sua campanha para Valadao, mas também para o adversário de Costa, com quem se desentendeu publicamente em 2010, tendo-se mesmo mantido afastado do "caucus" luso-americano que o democrata dirigiu com Cardoza.

O "caucus" luso-americano integra congressistas luso-americanos e de comunidades onde os portugueses têm peso, como Rhode Island, Massachusetts, Nova Jérsia, Califórnia ou até Havai.

A decisão dos democratas Dennis Cardoza e Barney Frank não se recandidatarem a lugares no Congresso este ano causaram duas "baixas" no grupo de legisladores.

Em Nova Iorque, o republicano Jack Martins, que em 2010 se tornou no primeiro luso-americano a chegar ao Senado estatal na história recente, estava bem encaminhado para conseguir um segundo mandato.

Perto das 00:00 locais, Martins, ex-presidente da câmara de Mineola, cidade de importante presença luso-americana no Estado de Nova Iorque, levava uma vantagem de 4.000 votos sobre o democrata Daniel Ross, segundo a imprensa local.

Em Rhode Island, o Providence Journal dá conta da vitória da presidente luso-americana do Senado, a democrata Teresa Paiva-Weed, por expressivos 70 por cento dos votos.

No Estado do Massachusetts, o senador luso-americano democrata Marc Pacheco conseguiu uma reeleição fácil, uma vez que concorria sem oposição no seu distrito.

Em Newark, Nova Jersey, emblemática comunidade portuguesa nos Estados Unidos, Armando Fontoura alcançou o oitavo mandato como xerife do condado de Essex, batendo o republicano Orlando Mendez, segundo os jornais locais.

Mais Notícias