Raul Castro eleito primeiro secretário do Partido Comunista

O actual Presidente cubano, Raul Castro, foi hoje eleito primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC) em substituição do seu irmão e líder da revolução cubana, Fidel Castro, que já tinha confirmado a sua renúncia à chefia do partido.

"Como primeiro secretário do partido, foi eleito o companheiro que pelos méritos, trajectória, fidelidade ao povo, ao partido, a Fidel (Castro) e à revolução, o companheiro Raul Castro", anunciou o comunista Júlio Camacho Aguilera. O anúncio teve lugar no início da sessão especial de encerramento do VI Congresso do PCC, que hoje termina em Havana e que durante quatro dias reuniu a quase 1.000 delegados.

"Muito obrigado, eu mereço!", exclamou Raul Castro. Antecedendo o anúncio, Júlio Camacho Aguilera deu as boas vindas ao líder da revolução cubana, Fidel Castro.

"Fidel que alegria é ter-te aqui", disse olhando para a mesa onde estava o ex-Presidente de Cuba e, fazendo uma pausa, olhou para o público e exclamou: "ainda que não tenha deixado de estar, como sempre estará no coração de todos os cubanos".

Mais Notícias