Obama vai anunciar fim de recolha de dados telefónicos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai anunciar hoje o fim do programa de recolha de metadados de comunicações telefónicas, revelado pelo ex-analista informático da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden e fortemente criticado.

"No seu discurso, o presidente vai dizer que dará ordens para uma transição que vai acabar com o programa 215 de recolha de metadados telefónicos como existe atualmente", disse um responsável da administração norte-americana à agência France Presse.

Em vez disso, os Estados Unidos vão "avançar para um programa que preserva as capacidades necessárias sem o governo deter este volume de metadados".

"O presidente considera que o programa 215 envolve capacidades importantes para o contraterrorismo, mas que podemos e devemos ser capazes de preservar essas capacidades respeitando as preocupações de privacidade e liberdades civis que levanta a posse desses metadados pelo governo", acrescentou o responsável.

Barack Obama deverá pronunciar hoje, às 11:00 locais (16:00 TMG e Lisboa), um discurso sobre a reforma das práticas da NSA.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG