Obama: Paragem da fuga ainda não é definitiva

O presidente norte-americano, Barack Obama, considerou hoje que a paragem da fuga de petróleo no Golfo do México é uma 'boa notícia', ao mesmo tempo que apelava à prudência enquanto uma solução definitiva não for encontrada.

'O novo funil é uma boa notícia', congratulou-se o presidente Obama numa intervenção na Casa Branca, quando decorrem testes a este dispositivo instalado pelo grupo BP que permitiu na quinta-feira parar a fuga de petróleo, quase três meses depois do início da 'maré negra'.

O presidente norte-americano sublinhou no entanto que não se deve gritar vitória cedo demais. 'É importante manter a cabeça fria', declarou.

A BP declarou-se hoje 'encorajada' com os resultados obtidos até agora no teste realizado nos poços de petróleo no Golfo do México, que deve determinar se o fluxo pode continuar a ser travado.

Esta operação serve para verificar, medindo a pressão, se o poço pode ser fechado sem risco de novas fugas.

A pior 'maré negra' da história dos Estados Unidos foi provocada pela explosão, a 20 de abril, e depois pelo naufrágio, a 22 de abril, da plataforma Deepwater Horizon ao largo da costa do Luisiana (sul).

Mais Notícias

Outras Notícias GMG