Moscovo desconhece viagem de Snowden para a Rússia

O Governo russo desconhece se o norte-americano Edward Snowden, antigo funcionário da CIA que foi acusado de espionagem nos Estados Unidos, viaja hoje com destino à capital russa, proveniente de Hong Kong.

Peskov, porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje a uma rádio russa que nada sabe sobre a possível deslocação de Edward Snowden

"Estou a ouvir isso pela primeira vez", disse Peskov, que, no passado dia 11, declarou que, se Snowden pedisse asilo político à Rússia, a sua petição seria estudada.

A agência noticiosa EFE refere que fontes do Governo chinês indicam que Snowden abandonou Hong Kong hoje, um dia depois de os Estados Unidos terem solicitado formalmente a sua extradição.

Segundo a mesma fonte, o ex-consultor informático da CIA partiu da antiga colónia britânica num voo da Aeroflot, a transportadora aérea russa, estando prevista a chegada a Moscoco após as 17:00, início da tarde em Lisboa.

Fontes da Aeroflot confirmaram à agência Interfax que um passageiro com apelido Snowden viaja no voo para a capital russa.

O sítio Wikileaks afirmou hoje na sua conta numa rede social que "ajudou" Edward Snowden a partir de Hong Kong, para encontrar asilo político "num país democrático".

"WikiLeaks forneceu uma ajuda no que se refere aos documentos de viagem de Snowden e à sua saída segura de Hong Kong", refere-se no sítio fundado por Julian Assange, que continua refugiado na embaixada do Equador em Londres.

A Rádio Eco de Moscovo cita fontes da Aeroflot para revelar que o destino final de Snowden poderá ser Havana.

Segundo as mesmas fontes, o norte-americano estará em trânsito para a capital havana, mas também Equador ou Islândia podem ser destino.

A 14 deste mês, o Governo dos Estados Unidos acusou Snowden da prática de crimes de espionagem e roubo de propriedade governamental.

Snowden admitiu que divulgou pormenores de programas de vigilância secretos, mas recusou a afirmação de ser "um traidor" do seu país natal.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG