Menina de 9 anos mata acidentalmente instrutor de tiro

Um instrutor de tiro morreu depois de ter sido baleado na cabeça por uma aprendiz de apenas nove anos de idade no campo de tiro no Arizona, nos EUA, enquanto esta recebia explicações sobre como utilizar uma arma de disparo automático.

Charles Vacca, de 39 anos, morreu enquanto explicava à menina de nove anos como manusear uma Uzi - um modelo de metralhadora de fabrico israelita. A menor acabou por perder o controlo da arma e uma das balas terá atingido Vacca na cabeça, segundo noticiam media internacionais, como o El País.

O xerife do condado de Mohave, no Arizona, informou numa nota de imprensa que tudo terá acontecido pouco antes das 10.00 locais num campo de tiro ao ar livre situado em White Hills, acrescentando que Charles Vacca foi transportado de helicóptero para um centro médico em Las Vegas, no Nevada, mas acabou por falecer horas depois.

A menina encontrava-se naquele campo de tiro com os seus pais, que filmaram o incidente, naquele local que tem também uma hamburgaria - Bullets and Burgers.

O gerente do campo de tiro-hamburgaria, Sam Scarmardo, descreveu Vacca como alguém "consciente e muito profissional" e explicou à NBC que a idade mínima para praticar na maioria dos campos de tiro é de oito anos, sempre que os menores se façam acompanhar de adultos estando sob sua supervisão.

A lei de Arizona proíbe a posse de armas a menores, a não ser que estes estejam acompanhados pelos pais, tutores ou instrutores, entre outras exceções. E por esta razão o xerife do condado de Mohave, Jim McCabe, assumiu ao Las Vegas Review-Journal que "não serão levantadas acusações contra o campo de tiro".

O jornal britânico The Guardian diz constar no regulamento do campo Bullets and Burger, que os visitantes poderão fazer visitas guiadas junto de instrutores de tiro certificados (em grande parte, ex-militares), sendo que a idade mínima permitida é de oito anos, e todos os menores de 18 deverão fazer-se acompanhar por pais ou tutor legal durante todo o tempo da atividade. O campo permite ainda a qualquer visitante escolher a arma de fogo que pretende disparar de entre um conjunto de metralhadoras automáticas e outras armas especiais, refere o mesmo jornal britânico.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG