Dúvidas sobre vídeo de águia a "roubar" criança

Um vídeo colocado no Youtube mostra uma águia-real a "raptar" numa criança num parque de Montreal, no Canadá, deixando-a cair mais à frente.Foi colocado on-line ontem de manhã e já foi visto por mais de 800 mil pessoas. A sua veracidade está, no entanto, a ser posta em causa.

O vídeo, captado por um homem que fala em francês, mostra uma ave com as asas abertas a andar em círculos sobre o parque. Depois, de uma só investida, mostra-a a pegar na criança e a levantá-la a alguma altitude, antes de a deixar cair sobre a relva.

Veja aqui o vídeo do ataque da águia-real:

Ao dar-se conta do que está a acontecer, o homem pragueja em inglês e corre para apanhar a criança que, entretanto, começa a chorar. Apesar do susto, não sofreu quaisquer ferimentos.

O vídeo foi disponibilizado no Youtube e reproduzido nas edições on-line de vários jornais mundiais.Mas alguns jornalistas e observadores franceses especialistas em internet disseram hoje à AFP que duvidam da veracidade do vídeo. Alexandre Hervaud e Benoit Gallerey classificaram-no rapidamente como sendo "falso".

"Este vídeo incrível do Quebeque sobre a águia que rapta a criança é falso", escreveu no Twitter AlexHervaud. "Se o vídeo da águia for falso, é uma falsificação muito bem feita", comentou, por seu lado, DocWan, num dos seus tweets, escreveu a AFP.

A águia-real é a maior ave de rapina da América do Norte e pode atingir, ao mergulhar sobre a sua presa, uma velocidade de 240 Km/h, de acordo a National Geographic Society dos Estados Unidos, citada pela AFP.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG