Comissão independente diz que espionagem da NSA é ilegal
O programa norte-americano de recolha de dados de chamadas telefónicas desenvolvido pela Agência Nacional de Segurança (NSA) é ilegal, afirma uma comissão independente nomeada pelo Congresso para analisar estes casos.
O Painel de Supervisão da Privacidade e das Liberdade Cívicas, que aconselha Obama nestas questões, concluiu que a recolha indiscriminada de informações sobre chamadas telefónicas é ilegal e viola o direito à privacidade, pelo que dever suspenso imediatamente.
Relacionados
Num relatório de 238 páginas, a comissão afirma que não identificou "uma única situação envolvendo uma ameaça aos Estados Unidos em que o programa tenha sifo efeitos concretos no resultado de uma investigação de contraterrorismo". A comissão lembra ainda que este programa nã foi aprovado pelo Patriot Act e que viola as garantias constitucionais de liberdade de expressão e de proteção contra buscas, além de não cumprir a legislação federal sobre privavidade.
Estas conclusões foram reveladas no mesmo dia em que Edward Snowden, ex-analista da NSA e responsável por divulgar os programas de vigilância de comunicações dos EUA, vai responder às perguntas de internautas através do site http://www.freesnowden.is/
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.