Autoridades apreendem 122 M Euro 'lavados' pelo Hezbollah

As autoridades norte-americanas anunciaram hoje a apreensão de 150 milhões de dólares (122 milhões de euros) alegadamente envolvidos num esquema do grupo xiita libanês Hezbbollah para lavar dinheiro do tráfico de droga e outras atividades criminosas, noticia a AFP.

O dinheiro estava numa conta de um banco norte-americano usado pelo Banco Libano-Canadiano para realizar operações em dólares dos EUA, afirmaram o procurador norte-americano Preet Bharara e a diretora da agência anti-droga (DEA, na sigla em Inglês), Michele Leonhart.

"Como afirmámos no último ano, o banco Líbano-Canadiano tem desempenhado um papel chave na lavagem de dinheiro para as organizações controladas pelo Hezbollah no mundo inteiro", adiantou Leonhart, em comunicado.

"A nossa incessante perseguição às redes criminosas internacionais mostrou que o sistema bancário dos EUA é usado para lavar dinheiro através da África Ocidental e do Líbano", acrescentou a diretora da DEA, salientando que esta agência tem estabelecido "ligações claras entre as receitas do tráfico de droga e o financiamento do terrorismo".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG