Abbas na Colômbia a angariar apoios para a ONU

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, chegou no domingo à Colômbia, onde será recebido na terça-feira pelo presidente Juan Manuel Santos, numa visita que visa angariar apoios ao pedido de reconhecimento de um Estado Palestiniano na ONU.

O principal objectivo desta visita de Abbas é reforçar as relações com a América Latina e conseguir o apoio da Colômbia - membro não permanente do Conselho de Segurança - ao pedido de reconhecimento d e um Estado Palestiniano efetuado pela organização na Assembleia-Geral das Nações Unidas, no dia 23 de setembro.

Abbas chegou à Colômbia procedente de El Salvador, onde esteve reunido com o presidente do país, Mauricio Funes, e de quem disse poder jogar um papel de "intermediário" para obter a "paz definitiva" com Israel.

O responsável da Autoridade Palestiniana reiterou que a Palestina está disposta a negociar com Israel para poder "conviver" no mesmo território e vincou que a Palestina aceitou a resolução do Quarteto para o Médio Oriente de regressar à mesa das negociações.

Depois da passagem pela República Dominicana, El Salvador e Colômbia, Abbas viajará para Portugal que, tal como a Colômbia, é membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG