Egito recebe primeira visita de um presidente iraniano

Mahmud Ahmadinejad é o primeiro presidente do Irão a visitar o Egito desde 1979. O líder iraniano chegou ao Cairo esta terça-feira para participar numa conferência de países islâmicos.

O Presidente iraniano foi recebido à porta do avião pelo seu homólogo egípcio, o islamista Mohamed Morsi, de acordo com imagens divulgadas pela televisão estatal.

Irão e Egito, que são membros da Organização de Cooperação Islâmica (OCI), não mantêm relações diplomáticas há mais de 30 anos. Ambos participam da 12ª cimeira da organização que se realiza nesta quarta e quinta-feira no Cairo. Teerão rompeu relações com o Egito em protesto contra os acordos de paz israelo-egípcio, concluídos em 1979 pelo presidente egípcio da época, Anwar al-Sadat.

Ahmadinejad expressou a esperança de que a sua visita abrirá o caminho para retomar relações entre os dois países. "Vou tentar abrir caminho para o desenvolvimento da cooperação entre o Irão e o Egito", disse.

Desde que os islamistas chegaram ao poder no Egito, com a queda do regime de Hosni Mubarak em 2011, o Irão quer retomar as relações com o Cairo. Mas o novo governo egípcio tem se mostrado cauteloso sobre isso até agora.

No entanto, em agosto, o Presidente Morsi foi por sua vez a Teerão, onde participou de uma cimeira dos Países Não-Alinhados. Efetuou, portanto, a primeira visita ao Irão de um chefe de Estado egípcio desde a criação da República Islâmica em 1979.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG