É possivel passar três meses apenas a utilizar energias renováveis? A Costa Rica conseguiu

O país da América Central é reconhecido pelas suas políticas de energias renováveis.

A Costa Rica está há 75 dias a utilizar apenas energias renováveis a 100%, segundo anunciou o Instituto da Eletricidade do país.

A proeza foi conseguida graças às chuvas intensas que têm caído no país e que alimentaram as quatro principais centrais hidroelétricas nos primeiros três meses do ano, afirma o Instituto.

Desde dezembro de 2014 que nenhum combustível fóssil tem sido utilizado para gerar eletricidade no país da América Central, que já é famoso pelas suas políticas de energias não poluentes.

Apesar de ser um país com apenas 4,8 milhões de habitantes, a Costa Rica já fez grandes avanços no uso das energias renováveis e, segundo a organização WWF, lidera na utilização de energias "limpas" na América Latina.

No ano passado, 80% da energia utilizada proveio das centrais hidroelétricas e 10% resultou da energia geotérmica.

Jake Richardson, do siteClean Techina, afirmou que "são boas notícias que mais energia geotérmica vá ser utilizada, pois existem desvantagens em depender apenas da energia hídrica, especialmente porque os cursos dos rios alteram-se conforme as estações". Richardson salientou também o impacto nos ecossistemas dos rios.

A Costa Rica ocupa o segundo lugar no ranking das infraestruturas de eletricidade e telecomunicações da organização The World Economic Forum, no seu índex de competitividade global de 2014.

O governo da Costa Rica tinha já decidido não explorar os depósitos de petróleo descoberto ao longo da costa caribenha do país.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG