Rio de Janeiro tem 57,7% de brasileiros "inseguros"

Entre as regiões, o Norte do Brasil tem a maior percentagem de pessoas que se sentem inseguras, enquanto o Sul regista a maior proporção de brasileiros que se sentem seguros.

No ranking dos estados, o Rio de Janeiro aparece em segundo lugar com 57,7% de brasileiros "inseguros", enquanto São Paulo está em 11º lugar (48,9%). A sondagem indicou igualmente que, de modo geral, a sensação de segurança é menor em áreas urbanas do que em áreas rurais, sendo que os homens se declararam mais seguros do que as mulheres.

Dos 162,8 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade, 11,9 milhões (7,3%) foram vítimas de furto (subtracção de bens sem ameaça ou violência) ou roubo (com ameaça e ou violência).

O total de vítimas de furto (assalto, sem as pessoas presentes) de 6,4 milhões de pessoas, ou 3,9%, superou o de vítimas de roubo, 6,0 milhões, ou 3,7%, sendo que 441.000 pessoas foram vítimas de ambos os crimes.

A Região Norte registou os maiores percentuais de vítimas de tentativa de roubo ou furto (7,0%) e de roubo (5,6%) e a Região Centro-Oeste teve a maior proporção de furtos (5,5%). Em 2009, 1,6% do total de brasileiros acima de 10 anos de idade (2,5 milhões) foram vítimas de agressão física, com a maior frequência na região Norte e a menor, regiões Sudeste e Sul.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG