CPLP tem de adaptar-se à nova conjuntura mundial

O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o embaixador Murade Murargy, disse hoje que a comunidade tem de mudar e adaptar-se à nova conjuntura mundial e que Timor-Leste vai conduzir o processo.

"A CPLP foi criada num contexto histórico e internacional diferente e hoje o mundo mudou e a CPLP não pode continuar estática e tem de mudar e adaptar-se à nova conjuntura mundial", afirmou o embaixador moçambicano.

Segundo o secretário-executivo da CPLP, é precisamente na presidência de Timor-Leste, quando a organização comemora o seu 18.º aniversário, que toda essa viragem deverá acontecer e "Timor vai conduzir esse processo".

A CPLP foi criada a 17 de julho de 1996, em Lisboa.

Timor-Leste aderiu à CPLP a 20 de maio de 2002, com a restauração da independência, tornando-se o oitavo Estado-membro da organização, que inclui Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Timor-Leste assume, pela primeira vez, a presidência rotativa da CPLP em julho de 2014.

O secretário-executivo da CPLP falava aos jornalistas em Díli onde se encontra em visita oficial, que termina sábado, e depois de um encontro com o presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Vicente Guterres.

Na segunda-feira, o embaixador moçambicano esteve reunido com o chefe da diplomacia timorense e com o Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, e assinou o acordo de concessão do terreno para a construção da representação da CPLP em Díli.

"Em todos os encontros tive uma receção muito cordial em que debatemos as questões relativas ao crescimento da CPLP", disse.

Segundo o secretário-executivo da CPLP, as autoridades timorenses têm compreensão dos desafios que a comunidade enfrenta e estão dispostas a trabalhar para que todos os cidadãos possam sentir a organização como sua.

Na quarta-feira, o secretário-executivo da CPLP participa num seminário sobre a organização no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG