Teerão abre porta ao diálogo sobre nuclear

Alto responsável iraniano disse ao chefe da diplomacia da UE, Javier Solana, que a República Islâmica está disposta a discutir com o Grupo dos Seis

O Irão está disposto a discutir com as grandes potências que o convidaram para um diálogo sobre o seu controverso programa nuclear, declarou hoje um alto responsável iraniano Saïd Jalili, citado pela agência de notícias Isna.

"A República Isânica do Irão acolhe favoravelmente discussões com o grupo dos seis com vista a uma cooperação construtiva”, disse M. Jalili, secretário do conselho supremo para a segurança nacional.

A resposta de M. Jalili foi comunicada ao chefe da diplomacia da União Europeia, Javier Solana durante uma conversa ao telefone.

Os EUA e outras cinco potências do Grupo dos Seis - a Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia –, anunciaram quarta-feira que iam convidar o Irão para discutir o seu programa nuclear.

As potências ocidentais suspeitam que o Irão está a tentar fabricar uma arma atómica a coberto do seu programa nuclear civil. Teerão desmente as acusações.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG