Restabelecido o fornecimento de energia elétrica

O fornecimento de energia elétrica na Índia foi hoje plenamente restabelecido depois de um "apagão" que afetou cerca de 20 Estados do país, informou um funcionário da companhia elétrica nacional indiana.

"A eletricidade foi restaurada plenamente pelas redes do norte, leste e nordeste" da Índia, declarou o diretor da Power System Operation Corporation (PSOC), S.K. Soonee, citado pela agência AFP, depois do apagão sem precedentes que deixou sem eletricidade mais de 1,2 mil milhões de indianos.

Soonee explicou que o fornecimento de eletricidade foi restabelecido esta madrugada e que as três redes que entraram em colapso na terça-feira foram reativadas progressivamente.

O Governo indiano lançou uma investigação para determinar as causas do incidente ocorrido, que, segundo o ministro da Energia, Sushilkumar Shinde, se deveu ao facto de os "Estados terem ultrapassado a sua capacidade autorizada de oferta", causando um efeito dominó.

O mega "apagão" afetou uma área entre a fronteira da Índia com o Paquistão até a região próxima da China, incluindo a capital, Nova Deli, Calcutá e Lucknow.

No total, 20 Estados indianos de um total de 29 foram afetados, de acordo com a AFP.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG