Morreu o líder norte-coreano Kim Jong-Il

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Il, morreu aos 69 anos, foi esta madrugada oficialmente anunciado pela televisão estatal daquele país asiático.

O óbito ocorreu num comboio, durante uma visita do chefe de Estado a uma região fora da capital, Pyongyang, ainda segundo o anúncio da TV estatal.

Segundo os media internacionais, Kim Jong-Il terá sofrido um AVC ou um enfarte. No entanto, as causas da morte não foram divulgadas, falando a comunicação estatal apenas em "mau estar repentino".

Os problemas vasculares do homem que desde 1994 comanda os destinos da Coreia do Norte são conhecidos. Em 2008, Kim Jong-Il sofreu uma trombose que o afastou da vida pública durante meses.

O terceiro filho do ditador, Kim Jong-Un, que não terá ainda 30 anos, será o sucessor da liderança do regime.

Segundo a BBC, a agência de notícias do país, a KCNA, já emitiu mesmo uma nota apelando aos coreanos para darem o seu apoio ao jovem.

"Todos os membros do partido, militares e o público devem seguir lealmente a liderança do camarada Kim Jong-Un, bem como proteger e reforçar uma frente unida no partido, militar e pública", escreveu a agência, citada pela BBC.

A mesma agência anunciou que o funeral de Kim Jon-Il deverá realizar-se no dia 28 de Dezembro.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG