TPI negoceia extradição de filho de Kadhafi

O Tribunal Penal Internacional (TPI) está a negociar com o governo de transição líbio a possível extradição de Saif el Islam, filho de Muammar Kadhafi e porta-voz do regime, com base num mandado de detenção internacional.

A agência espanhola Efe refere que sobre o filho de Kadhafi pesa um mandado de detenção por alegados crimes contra a humanidade, contra civis líbios, segundo fonte oficial do TPI.

"O TPI recebeu a informação de que Saif el Islam foi efectivamente detido e o tribunal está a negociar com o governo de transição líbio a sua transferência para o TPI, de acordo com a ordem de detenção emitida", explicou a porta-voz do TPI, Fadi El Abdallah.

Além de Saif el Islam, o TPI ordenou também a detenção de Muammar Kadhafi e do seu cunhado, chefe dos serviços de inteligência do regime, Adbula el Senusi, por alegados crimes contra a humanidade.

No lote de crimes de que são acusados incluem assassinatos e detenções arbitrárias de manifestantes, que alegadamente ocorreram desde Fevereiro último, quando começaram os protestos contra o regime.

As forças rebeles líbias entraram no fim-de-semana na capital do país, Tripoli, e combates prosseguiam hoje de manhã em várias zonas da cidade, segundo relatos de jornalistas.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG