Laurent Gbagbo detido pelas forças de Ouattara

O presidente cessante da Costa do Marfim foi detido pelas forças do presidente eleito, Alassane Ouattara, e conduzido ao hotel Golf, quartel-general de Ouattara em Abidjan.

Anne Ouloto, porta-voz de Ouattara, confirmou a informação avançada pelo embaixador de França na Costa do Marfim, Jean-Marc Simon, acrescentando que Gbagbo está acompanhado da mulher, Simone, e do filho.

O casal chegou às 13:00 locais (14:00 em Lisboa) ao hotel Golf: "Está aqui com a mulher e o filho Michel. Estou a vê-los", disse a porta-voz, citada pela France Presse. Uma fonte no hotel Golf citada pela Associated Press disse que Gbagbo está sob protecção de soldados da ONU.

O presidente está "de boa saúde" e vai ser presente à justiça para ser julgado, disse entretanto o embaixador costa-marfinense junto da ONU, Youssoufou Bamba. A televisão afecta a Alassane Ouattara difundiu entretanto imagens de Laurent Gbagbo detido.

Fonte diplomática francesa citada por agências internacionais negou uma primeira informação que dava conta da detenção de Laurent Gbagbo na sua residência por forças especiais francesas, afirmando que a operação foi efectuada pelas forças leais a Ouattara.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG