Jovem morre estrangulado em bandeira da Frelimo

Um jovem morreu estrangulado numa bandeira da Frelimo, na campanha eleitoral em Gondola, Manica, centro de Moçambique, após o pano se ter enrolado na roda da motocicleta em que viajava, informou hoje a polícia.

O porta-voz da Polícia de Manica, Belmiro Mutadiua, disse que o acidente aconteceu no domingo, quando dois jovens seguiam na motocicleta em estado de embriaguez. O condutor da motocicleta não foi identificado.

Segundo a descrição de uma testemunha ouvida pela Lusa, o jovem, que seguia como passageiro, empunhava uma bandeira da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder) e caiu quando esta imobilizou a roda traseira, tendo morrido estrangulado com o pano enrolado à volta do pescoço.

Entretanto, a Polícia em Chimoio, a capital de Manica, registou um caso em que assaltantes munidos de pistolas, se faziam transportar numa viatura com mastros e bandeiras da Frelimo, e cuja matrícula estava tapada com autocolantes do partido.

Belmiro Mutadiua, disse que os assaltantes, em número desconhecido, dominaram o proprietário de uma loja e roubaram 50 mil meticais (1.250 euros) em dinheiro.

"O caso do assalto ocorreu sábado. A viatura envolvida estava em campanha eleitoral e a matrícula coberta por cartazes de um partido. A Polícia está a trabalhar para identificar a viatura e os meliantes", precisou Belmiro Mutadiua, que apelou para a retirada dos distintivos nas matrículas das viaturas, quer particulares ou dos partidos.

Uma operação policial vai ser iniciada em Chimoio para travar a onda de cobertura de matrículas de viaturas com material eleitoral.

"Apelamos para que as pessoas deixem a descoberto as matrículas e vai ser iniciada uma operação neste sentido. As pessoas aproveitam para cometer crimes denegrindo a imagem dos partidos", disse Belmiro Mutadiua.

O porta-voz da campanha da Frelimo na província de Manica confirmou os dois incidentes envolvendo símbolos do seu partido, mas não atestou que os envolvidos fossem apoiantes do partido.

Moçambique realiza eleições gerais (presidenciais, legislativas e assembleias provinciais) a 15 de outubro.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG