José Maria Neves reeleito como presidente do partido

José Maria Neves foi hoje reeleito, pela quinta vez consecutiva, presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), votação em que não teve oposição e que, a meio da contagem, recolhia 98 por cento dos votos.

Numa conferência de imprensa na sede nacional do partido, na Cidade da Praia, José Maria Neves, igualmente primeiro-ministro cabo-verdiano, indicou que os resultados provisórios contabilizados pelo partido na maioria dos círculos eleitorais dão conta de 1,5 por cento de votos "não" e 0,5 por cento de nulos.

O reeleito presidente - venceu os congressos e eleições diretas de 2000, 2003, 2006 e 2010 - indicou que os resultados finais da votação, para a qual estão habilitados cerca de 30 mil militantes, deverão ser conhecidos ainda hoje à noite, destacando estar "surpreso e satisfeito" com a taxa de participação alcançada - cerca de 70 por cento.

"Estou surpreso e satisfeito com a taxa de participação. Numa altura em que não há qualquer campanha eleitoral e em que estamos a meio do mandato, vamos ter menos de 30 por cento de abstenção", sublinhou José Maria Neves, que lidera também os sucessivos governos de Cabo Verde desde 2001.

Segundo o líder do PAICV, que acompanhou a votação e segue a contagem dos resultados na sede nacional do partido, o "ligeiro atraso" registado no apuramento dos dados deve-se ao facto de, em algumas ilhas, as respetivas comissões regionais ainda não os terem enviado.

"Deverá haver resultados finais ainda hoje à noite", afirmou, lembrando que se aguardam também os dados das estruturas do partido nos Estados Unidos, onde a diferença horária é de quatro horas.

Na conferência de imprensa, José Maria Neves reiterou a necessidade de o PAICV se manter "unido e coeso" em torno das três eleições de 2016 (legislativas, autárquicas e presidenciais, por esta ordem), voltando também a insistir que abandonará a liderança do partido, mas não a chefia do Governo, em fins de 2014.

Nessa altura, reafirmou, será "árbitro e moderador" do debate político-partidário na escolha do candidato à sua sucessão.

Além de reeleger José Maria Neves, os militantes escolhem ainda os delegados ao XIII Congresso do PAICV, marcado para 26 a 28 de abril, na Cidade da Praia.

José Maria Neves, 53 anos, natural de Santa Catarina, concelho do interior de Santiago, onde nasceu a 28 de março de 1960, é licenciado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Brasil).

Mais Notícias

Outras Notícias GMG