Hollande pede "um plano global" contra grupo Boko Haram
O presidente francês, François Hollande, apelou hoje à Nigéria e países vizinhos para adotarem um "plano global" contra o grupo islamita Boko Haram, durante uma cimeira realizada em Paris.
"O Boko Haram tornou-se uma grande ameaça para toda a África Ocidental e agora também para a África Central", sublinhou Hollande, afirmando que o grupo "tem ligações à AQMI (Al-Qaeda no Magreb Islâmico) e outras organizações terroristas".
"Deve ser posto em prática um plano global que permita trocar informações, coordenar ações, controlar fronteiras e agir de forma adequada", defendeu o Presidente francês durante um almoço, no Palácio do Eliseu, com os seus homólogos da Nigéria, Camarões, Chade, Níger e Benim.
"O Boko Haram tem uma estratégia anticivilizacional de desestabilização da Nigéria, mas também de destruição dos princípios fundamentais da dignidade humana", afirmou Hollande, apontando como "prova disso" a ameaça feita pelo líder do grupo, Abubakar Shekau, de escravizar as mais de 200 raparigas raptadas pelo grupo numa escola nigeriana há cerca de um mês.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A cimeira no Eliseu reúne a Nigéria, países vizinhos e representantes dos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia.