Diamantes de Naomi já estão na posse da polícia

As pedras preciosas estavam na posse de um director da fundação Nelson Mandela.

Um director da fundação Nelson Mandela informou ter entregue ontem à polícia sul-africana os diamantes doados pela top model Naomi Campbell, que admitiu ter recebido as pedras preciosas de presente do ex-presidente liberiano Charles Taylor.

Naomi Campbell declarou no Tribunal Especial de Haia para Serra Leoa que depois de receber o presente, entregou os diamantes a Jeremy Ratcliffe, um seu amigo que trabalhava para a fundação de Nelson Mandela.

Num comunicado difundido hoje, Ratcliffe afirmou ter ficado na posse dos três diamantes, mas que as pedras nunca foram entregues à fundação Mandela.

'A Naomi entregou-me três pequenos diamantes brutos em 26 de Setembro de 1997', indicou. A polícia sul-africana já informou ter recebido as pedras preciosas.

'Os diamantes foram entregues à polícia e já os enviámos a um organismo especializado para testes de autenticidade, informou Musa Zondi, porta-voz do corpo de elite da polícia sul-africana.

Ratcliffe, que continua a ser um dos directores da fundação Mandela, acrescentou que estava disposto a depor como testemunha no julgamento de Taylor. Mas o tribunal não o chamou.

A modelo britânica foi interrogada ontem e declarou ter recebido diamantes brutos como presente do presidente liberiano. O testemunho de Naomi Campbell demonstrou, segundo os promotores do tribunal, que Taylor mentiu ao afirmar que nunca teve diamantes brutos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG