Colisão entre dois comboios faz 20 feridos graves

Dois comboios de passageiros colidiram durante a manhã de hoje perto de Pretória, à hora de ponta, provocando pelo menos 20 feridos graves e 300 ligeiros, segundo informações mais recentes das equipas médicas.

O acidente ocorreu pouco antes das 08:00 horas locais (06:00 horas de Lisboa) quando um comboio proveniente dos subúrbios de Pretória chocou com um comboio estacionado na mesma linha.

As equipas médicas adiantam que cerca de 300 pessoas, incluindo mais de 50 crianças, foram tratadas a ferimentos com diversos níveis de gravidade.

"Temos 20 feridos graves", disse Johan Pieterse, dos serviços de emergência de Tshwane, explicando que os dois comboios estavam cheios de passageiros, incluindo crianças que iam para a escola.

"Contamos mais de 50 crianças", acrescentou.

Pelo menos três pessoas estão em situação considerada crítica, segundo Chris Botha, um porta-voz dos serviços de emergência da rede Netcare.

Pelo menos uma pessoa foi retirada de helicóptero, várias outras foram transportadas de ambulância, mas a maioria foi tratada no local.

Vários passageiros ficaram encarcerados nos comboios e foi necessário cortar as composições para os libertar.

Os acidentes com comboios são relativamente comuns na África do Sul. Em 2011, 857 passageiros ficaram feridos em Joanesburgo quando um comboio de passageiros embateu num comboio estacionado durante a hora de ponta.

A agência de Passageiros de Comboios do Sul chegou a afirmar que os passageiros "viajam como gado".

Mais de 90 por cento dos comboios de passageiros têm mais de 50 anos, sendo o mais recente de 1986.

A frota de comboios está a ser atualizada, num investimento estimado de 123 mil milhões de randes (10 mil milhões de euros) a decorrer em 20 anos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG