A Helpo em Moçambique. Momentos inesquecíveis

Crónica de António Peres Metelo em Moçambique, em missão da Helpo.

A vinda para o norte, para Pemba, capital da província de Cabo Delgado, tem-me proporcionado momentos inesquecíveis: imaginem o que é entrar de surpresa na Ludoteca municipal de Pemba, criada e equipada pela http://www.helpo.pt/Helpo, e deparar com uma boa dezena de crianças - com as meninas em maioria - a ter uma aula elementar de inglês, dada por um quadro da nossa associação! De seguida, a emoção de reencontrar afilhados no Centro das Irmãs Pastorelas, que conta com o nosso apoio e ouvir a incansável irmã Elisa relatar que, no passado sábado, a biblioteca, igualmente montada e equipada pela Helpo no recinto, estava a abarrotar de crianças, ávidas de ler o que só ali podiam encontrar. As pobres irmãs, confessaram, já nem sabiam para onde se virar!

Na 3ª.feira, desloquei-me a Silva Macua, situada a 80 km de Pemba junto à estrada que vai até Montepuez, inaugurar mais duas salas de aula da sua Escola Primária e uma pequena biblioteca escolar anexa. Foi uma festa! Comecei por rever, ao fim de 5 anos, a minha afilhada Ragina Casimiro, sua mãe, dona Latifa, e 2 de seus 4 irmãos. Muita emoção, muito acanhamento, algumas palavras balbuciadas num Português envergonhado e a promessa de melhor aproveitamento escolar numa das EPC (Escolas Primárias Completas) na cidade de Pemba, já que a Ragina vai viver com uma tia na cidade.

Houve cânticos, houve um kata muito original, apresentado com brio pela classe de karaté da EPC de Silva Makua, com total agrado da comunidade à volta, que aplaudia e ria de satisfação. As autoridades locais e o Coordenador Nacional da Helpo, Carlos Almeida, apelaram a um maior envolvimento da comunidade na instrução das suas crianças, para reactivar a escolinha da localidade e para cuidar bem das novas salas e das novas carteiras da EPC.

Em seguida, andámos mais 40km para chegar à EPC de Mahera. Fomos recebidos por todo o turno da manhã alinhado, à espera de que o presidente da Helpo lhes "passasse revista". Antes disso, um Grupo Cultural formado por alunos mais velhos das 6ª e 7ª classes, brindaram os visitantes com cânticos e danças bem ritmadas, apelando à luta contra a SIDA e exortando os colegas a estudar muito. Nesta última coreografia ficava bem vincada no chão o desenho, formado em uníssono, de um ponto e uma vírgula.

Finalmente, assisti ao início do fornecimento de 595 lanches escolares, constituídos por um púcaro cheio de sumo e um pãozinho com doce; antes, todos vão em fila lavar as mãos na água pluvial, colectada em dois reservatórios com capacidade de 10 mil litros que a Helpo forneceu. O dia do lanche semanal, sempre sem anúncio prévio, é uma alegria!

Para terminar esta visita a Cabo Delgado, foi a apoteose! Situada a 50km da capital, encontra-se Impire, uma comunidade muito mais populosa e concentrada, que serviu de ponto de chegada de muitos nos tempos da guerra civil. Quando, na qualidade de simples padrinho da Helpo a visitei, em dezembro de 2009, só dispunha de 3 salas de aula. Hoje fui encontrar 10 salas, com 4 reservatórios de águas pluviais e ... luz eléctrica partir de painéis solares - o que vai permitir arrancar com aulas nocturnas de alfabetização de adultos e um curso de uso do computador para os professores. Para minha surpresa, fui recebido com cânticos, em clima de euforia! O espaço está hoje valorizado por diversas árvores de fruto alinhadas com os edifícios e viam-se faixas de saudação com dizeres como "Helpo: solução e esperança da EPC de Impire". São mais 1600 crianças em idade escolar e ainda não há salas de aula suficientes para todas! Houve uma sessão comunitária, perante centenas de crianças, de pais e de mães, de anciãos e dos professores, conduzida pelo director da EPC. Mais investimento em salas de aula e o pedido de um 2º. lanche semanal, foram pedidos manifestados por pais e mães, que tomaram a palavra. E quando começámos o caminho de regresso, deparámo-nos com uma última faixa, virada para nós, que dizia: "Visitem-nos mais vezes!"

Mais Notícias

Outras Notícias GMG