20 aplicações que podem mudar a vida de um estudante

As aplicações para telemóveis e tablets, dentro ou fora da sala de aula, são as atuais melhores amigas dos estudantes.

A "vida de estudante" já não é a mesma. Pelo menos, o material escolar foi-se tornando mais tecnológico. Aos poucos, os estudantes foram trocando a caneta pelo teclado, os livros pelos pdf's, as fotocópias e documentos pela sua digitalização e o caderno pelo bloco de notas digital. Em suma, os telefones e os tablets tornaram-se no material necessário para melhorar, maximizar e otimizar as tarefas da universidade.

Até há pouco tempo, as novas tecnologias dentro de uma sala de aula surgiam como elementos de distração no estudo e na atenção dos alunos. "O maior medo é que o telemóvel na mão signifique que se esteja a fazer coisas que não sejam supostas". Alex Rayón, professor na Universidade de Engenharia da Universidade de Deusto e apologista da nova tendência, refere-se às redes sociais como o Twitter, WhatsApp e Facebook. "O que acontece depois? Tem-se a tendência de proibir o seu uso durante a aula".

Rayón, que leciona Inovação e Empreendedorismo e Estratégia Digital em Deusto, defende que telefones e tablets deixaram de ser elementos de distração para se converterem numa ferramenta de trabalho. "O que devemos fazer é transpor a sala de aula para o mundo digital, e não o contrário, para maximizar todos os recursos disponíveis e assim captar a sua atenção".

O jornal El País fez uma seleção das melhores aplicações para si.

Escrever sem usar a caneta tradicional: Penultimate, Papyrus e OneNote.

Aplicações que o ajudam a manter-se organizado: Evernote, iStudiez Pro, My Study Life, Any.do, FantastiCal 2 e Wunderlist.

Lugares virtuais para guardar os seus ficheiros e aceder a eles em qualquer lugar: Google Drive, Dropbox e OneDrive.

Aplicações para descarregar e ler livros de forma imediata: iBooks, GoodReader e Kindle.

Outras ferramentas úties: Quick Graph (calculadora gráfica), Genius Scan e CamScanner (digitalizar, editar e enviar documentos e fotografias), Ommwriter (ajuda-o a manter-se atento sem que seja interrompido pelas suas notificações) e Pocket (permite armazenar artigos, fotografias ou vídeos para os ver mais tarde).

Mais Notícias

Outras Notícias GMG