Estados Unidos

Manish Bapna
Como enfrentar a tripla crise dos países vulneráveis
P&R sobre presidenciais e presidentes
Do pioneirismo americano à votação recorde, passando pelo salário do suíço
Mesmo na Grécia Antiga chegou a haver repúblicas, mas foi preciso a independência dos Estados Unidos para se criar finalmente em 1789 a figura do presidente. Quanto à primeira mulher a liderar uma república, houve ainda que esperar mais dois séculos, até a argentina Estela Perón. No dia de os portugueses elegerem o presidente, eis o cargo explicado.

Estados Unidos
Dezenas de ordens para reverter a política de Trump

Internacional
Von der Leyen: "Nova madrugada" na América é o momento que a UE esperava
Leonídio Paulo Ferreira
Será que Biden conhece o abade Correia da Serra?
Estados Unidos
Paris está de volta, mas o Green New Deal é uma miragem
Administração Biden vai voltar ao Acordo de Paris para o clima. Há ceticismo quanto à possibilidade de aprovação de pacote legislativo.
Opinião
E se a amizade de um sultão do século XVIII contar mais para a geopolítica do que Trump?
Não faltará quem queira ver no acordo de cooperação militar assinado em outubro entre o ministro da Defesa marroquino e o seu homólogo americano a explicação para o reconhecimento, dois meses depois, por Washington, da soberania de Rabat sobre o Sara Ocidental. Claro que a venda de armas é importante para a política externa americana, e Donald Trump começou logo a sua presidência com um gigantesco contrato assinado com a Arábia Saudita, assim como também serve os países compradores porque os coloca sob uma espécie de proteção dos Estados Unidos. Mas a estreiteza das relações entre os Estados Unidos e Marrocos não tem dois meses, nem sequer duas décadas (há quem note a cooperação com a CIA nos interrogatórios aos prisioneiros da Al-Qaeda capturados no Afeganistão e no Iraque), mas sim mais de dois séculos.
