
Lisboa


História
Padrão dos Descobrimentos. A nau da discórdia
Chaves
De Chaves, os heróis, a história e… os pastéis!
Terra de bravos a do resistente reduto banhado pelo Tâmega, nos cocurutos raianos de Trás-os-Montes, Chaves é dona de muitos fascínios. Soube preservar tradições e costumes como poucas outras cidades. Entre as pérolas flavienses está o pastel de Chaves.
Carlos Pereira Marques
Portugal, a Índia e a União Europeia – Um tempo de confluências
Jaime-Axel Ruiz Baudrihaye
Michel Déon, o escritor francês que amou Portugal

Azeites
Tesouros engarrafados de Mirandela
PSD
Autárquicas. Rio aperta controlo de gastos. Partido agita burocracia
Qualquer despesa feita pelos candidatos autárquicos do PSD tem de ter um visto prévio da Sede Nacional, do papel dos cartazes às sondagens, passando pelos brindes. Estruturas locais argumentam que será "inoperacional."
Francisco George
Resposta à covid-19. Responsabilidade
Imagine-se um hipotético cenário de possível tragédia iminente, por exemplo, quando o comandante de um avião com 300 passageiros a bordo, em pleno voo, ao aproximar-se da pista para aterrar no aeroporto de destino, constata que o "trem de aterragem" não desceu e, portanto, que sem as rodas da aeronave no solo não haverá a operação habitual. Ele bem sabe que sem as rodas a aterragem tem risco certo de crash, de colisão seguida de incêndio e de potencial desastre fatídico. Conhece as regras. Discute com o copiloto e chama o chefe de cabina. Preparam-se para o pior. Mas, com serenidade e confiança, que se sobrepõem ao medo, os tripulantes observam a rigor as normas de contingência previstas para a avaria verificada. Comunicam à torre de controlo que alerta, por sua vez, a corporação de bombeiros de serviço. O avião sobrevoa a cidade, em voltas e mais voltas, para consumir o combustível restante nos tanques. Avisam os passageiros para colaborarem e apelam para seguirem as indicações de segurança. Todos informados e preparados. Chega o momento de o comandante decidir aterrar. Aproxima-se da pista, especialmente preparada para o efeito, que está ladeada por carros de bombeiros e com cobertura de espuma que mais parece revestida a esferovite. A classe demonstrada pelos bombeiros bem treinados e os modernos equipamentos disponíveis são garantia do sucesso da resposta à emergência. Um êxito.

Três anos de liderança
Rui Rio. "O estilo do PSD não é gritar, as críticas têm de ser racionais"
José Ribeiro e Castro
Assunção Cristas, Lisboa e o CDS
