franceses
António Araújo
O estado da arte
Gastronomia
Já mexe a lampreia, vamos a ela! Mesmo confinados
Tem mais detractores que adeptos e no dizer destes últimos ainda bem, já que nunca chega para todos. As dos gélidos rios Minho e Lima são as primeiras a chegar às mesas da capital e quando declinadas por mãos sábias são mesmo uma das grandes delícias da vida. Sua Excelência, a lampreia. Em modo confinado

Cinema francês
André Téchiné ou a música dos afetos

A última entrevista. Inédita e exclusiva
Carlos do Carmo: "As histórias de faca e alguidar do fado fascinavam-me"

Beber
Champanhe, a rainha, 007 e o Brexit. Uma história com final feliz
António Araújo
Um pedaço de Bacon (1)
Quando a Irmã Mercedes lhe fechou os olhos, na Clínica Ruber de Madrid, ignorava por certo o que aquele homem dissera anos antes sobre alguém que, como ele, partira para o outro mundo aos braços de uma freira. "Morreu num hospício de Málaga, tratada por umas irmãzinhas católicas... haverá coisa mais horrível do que essa?", perguntara ele ao falar da morte de Jane, mulher do escritor Paul Bowles, que conhecera em Tânger, nos anos de maior loucura, os anos em que por um triz não perdera a vida na voragem da violência e do excesso. O seu amante da altura, talvez o amor maior de toda a sua vida, acabou por morrer lá, devastado pelo álcool e pelas dívidas. Bebia três garrafas de whisky por dia, numa vertigem suicidária, e ele soube-o morto quando, no dia da inauguração de uma exposição sua na Tate, poucas horas antes da abertura, recebeu um telegrama de Marrocos com a notícia mais que esperada.
Acordo fechado
Brexit. UE "aliviada" com a "doce tristeza da despedida"
Londres e Bruxelas fecharam esta quinta-feira "um acordo" para a relação comercial futura, que põe fim a longos períodos de negociações e de impasses. Mas, no topo do executivo de Bruxelas, a convicção é que há agora uma nova página para virar.

Mundo
União Europeia e Reino Unido. Acordo pós-brexit está aprovado
