
chinês


Ano Novo Chinês
Ano do boi. A China à espera de deixar a pandemia para trás
Bernardo Pires de Lima
Minilateralismos certeiros
Talvez por ser um tema fundamental, passou ao lado da nossa imprensa. E é pena, porque o assunto interessa-lhe diretamente. Nos últimos dias, deram-se significativos avanços internacionais no cerco às grandes empresas tecnológicas, sobretudo no domínio fiscal, no qual operam continuamente à margem, numa zona de privilégios acumulados sem ponta de vergonha, privando os Estados e as sociedades onde deveriam ser tributadas de recursos financeiros e de um exercício de justiça fiscal indispensável à saúde do capitalismo e das democracias. Alguns desses Estados ajudam à festa como autênticos paraísos fiscais, deturpando dessa forma o equilíbrio indispensável em regiões económicas integradas com regras progressivamente uniformizadas.

P&R sobre presidenciais e presidentes
Do pioneirismo americano à votação recorde, passando pelo salário do suíço
Bernardo Pires de Lima
O debate vital

Liga italiana
Madonnina mia! Clubes de Milão ameaçam Juventus
Leonídio Paulo Ferreira
Será que Biden conhece o abade Correia da Serra?
Desde os Açores alojarem o mais antigo consulado americano em funcionamento até Portugal nunca ter estado em guerra com os Estados Unidos (ao contrário do Reino Unido, da Espanha, da Alemanha e até da França com a quase-guerre de 1798-1800), passando pelo brinde com vinho Madeira feito pelos signatários da Declaração de Independência de 1776, não faltam laços entre os dois países. E daí a expectativa com a presidência de Joe Biden, que se inicia sob o signo do regresso do multilateralismo, o que do ponto de vista português significa mais proximidade entre os dois lados do Atlântico, e logo num momento em que Portugal preside a UE, e também maior coesão na NATO, aliança em que os dois países estão desde a fundação.
Internacional
Enfermeira negra é a primeira vacinada no Brasil
Mônica Calazans, 54 anos, voluntária no combate à Covid-19, festejou o momento ao lado de João Doria, governador do estado de São Paulo que ganhou a guerra mediática da imunização ao presidente Jair Bolsonaro

Centenário
China sai mais dinâmica do que EUA da covid-19 e festeja 100 anos do PCC
