Exclusivo Pré-publicação. Xi, o revisionista

O ressurgimento da China como potência mundial e o papel que terá na cena mundial nas próximas décadas é o tema central deste livro. Nele, o académico e ex-presidente da FLAD Vasco Rato analisa a República Popular da China desde as Guerras do Ópio ao impacto global do maoísmo, até às implicações da recém-inaugurada era Xi Jinping.

Em 2012, volvidos dez anos de idealismo inebriante que alastrou pela política ocidental nas décadas de 1990 e 2000, o mundo era irreconhecível. Nesse ano, Xi Jinping conquista a chefia do partido e do Estado. Determinada a retomar o seu papel central na política mundial, a China de Xi assume-se como uma potência confiante e disponível para utilizar o seu recém-adquirido poderio económico e militar. Um sinal desta nova assertividade ocorre em maio de 2014, quando Xi declara que "cabe ao povo da Ásia dirigir os assuntos da Ásia, resolver os problemas da Ásia e defender a segurança da Ásia".

Interpretada por alguns como uma "Doutrina Monroe Chinesa" destinada a excluir os Estados Unidos de uma futura arquitetura de segurança regional que Beijing antecipa dominar, a afirmação era, no mínimo, inequívoca quanto à intenção de o novo líder desempenhar o papel predominante naquela região.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG