Exclusivo Viagem ao mundo desconhecido das mulheres realizadoras

É uma das grandes edições em DVD do ano e está quase a chegar. Women Make Film - As Mulheres Fazem Cinema levanta o véu que cobre uma espécie de história alternativa da Sétima Arte. O cinema com M maiúsculo.

A vitória de Chloé Zhao na 93.ª edição dos Óscares serviu para relembrar que há mulheres a fazer cinema. Depois de Kathryn Bigelow, a sino-americana foi apenas a segunda a subir ao palco para receber a estatueta numa categoria que ao longo do tempo, de forma mais ou menos deliberada, contribuiu para a validação da ideia de que atrás da câmara o olhar pertence aos homens. Por obra e graça do acaso, é no espírito desta celebração do feminino que se inscreve o lançamento (com estreia em sala no próximo dia 13 de maio) de Women Make Film - As Mulheres Fazem Cinema, uma caixa de cinco DVD com mais de um milhar de excertos de filmes realizados por mulheres. Um cativante itinerário de 14 horas assinado por Mark Cousins, o cinéfilo que tem espalhado a sua paixão em valiosos trabalhos documentais, como A História do Cinema: Uma Odisseia (2001) e Os Olhos de Orson Welles (2018), ambos editados em DVD pela Midas Filmes, que é de novo a responsável por esta importante edição.

Desde o princípio, a narrativa do cinema fez-se no masculino. Não por ausência de mulheres na cadeira de realizador, mas porque o mapa das grandes obras se desenhou em função de uma maioria: os "clássicos" citáveis são invariavelmente de homens e o seu discurso, enquanto valor assumido de um coletivo, moldou os estudos de cinema. Um exemplo à mão dessa ordem estabelecida é a notável coleção de livros Cahiers du Cinéma - Grandes Realizadores, que em 25 volumes, de Charlie Chaplin a Manoel de Oliveira, não conta com uma única mulher. Todos os realizadores aí contemplados marcaram, de facto, a paisagem da Sétima Arte, e não há nada de condenável na coleção em si. A questão é aquilo de que ela dá testemunho: o cinema como um inquestionável clube de rapazes.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG