Lágrimas de alegria

Um dos momentos mais falados da semana aconteceu no final de um jogo de futebol: o choro de um jovem de 16 anos por se estrear na equipa profissional. Um exemplo de alegria que bem podia ser seguido por alguns treinadores...

Sábado

Lágrimas de alegria de Essugo. E o péssimo exemplo dos "crescidos"

O futebol deveria ser emoção, alegria, fair-play e mais uma série de palavras bonitas que se costumam ouvir. E o que aconteceu no relvado do Estádio de Alvalade no final do jogo entre Sporting e Vitória de Guimarães entra diretamente para a história do que de bom este desporto tem: aos 16 anos Dário Essugo estreou-se pela equipa sénior do seu clube dias depois de assinar contrato como profissional. Esteve em campo pouco mais de cinco minutos e quando o árbitro apitou para o final do jogo o jovem sportinguista chorou copiosamente. E recebeu o apoio dos companheiros. Já em Portimão, Sérgio Conceição e Paulo Sérgio, respetivamente treinadores de FC Porto e Portimonense, insultaram-se e deram um mau espetáculo. Nem merecem mais palavras...

Domingo

Convenção de Istambul "normaliza" homossexualidade

Que a Turquia tinha decidido abandonar a Convenção de Istambul - Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, aprovada a 11 de maio de 2011 - já se sabia, mas agora surgiu a explicação. "A Convenção de Istambul, inicialmente concebida para promover os direitos das mulheres, foi sequestrada por um grupo de pessoas que quer normalizar a homossexualidade, incompatível com os valores sociais e familiares da Turquia", alegou o governo em comunicado. Esta decisão foi lamentada por UE, EUA, Nações Unidas e Conselho da Europa.

Segunda-feira

Pergunta a Marcelo: "Porque é que fechaste as lojas?"

O Presidente da República começou a semana a visitar uma escola básica, a Parque Silva Porto em Lisboa. Nesta, onde confirmou que manterá o estado de emergência até ao final do plano de desconfinamento - atualmente previsto para 3 de maio - teve oportunidade para falar com os jovens alunos. Ouviu algumas perguntas, deu explicações e entre as questões acabou por sobressair uma: "Porque fechaste as lojas? É preciso ir comprar comida." O jovem talvez não soubesse que pode ir às compras, mas que tratou Marcelo Rebelo de Sousa por "tu" e teve o seu momento de glória, lá isso teve.

Terça-feira

Moro foi parcial no julgamento de Lula? Juíza diz que sim

No Brasil a atividade político-jurídica continua em grande e sempre com os mesmos protagonistas: Lula da Silva e Sérgio Moro (Bolsonaro também, mas neste caso só indiretamente). Depois da libertação do antigo presidente, uma magistrada do Supremo Tribunal Federal mudou o sentido de voto numa decisão sobre a imparcialidade de Moro e anulou uma decisão anterior. Resultado: o julgamento do Caso Tríplex, que levou à condenação do político por nove anos, voltou ao início. Falta agora saber se a decisão só "mexe" com este caso ou se envolve um outro processo judicial - o caso do Sítio de Atibaia na sequência do qual foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Quarta-feira

Lisboa é um dos 21 lugares do futuro. Mas tem de melhorar

A qualidade das suas infraestruturas, a proteção do meio ambiente, a oferta cultural e a capacidade de atrair talento de outros países foram as qualidades de Lisboa que levaram a empresa norte-americana de serviços e tecnologia Cognizant a colocar a capital portuguesa como um dos 21 lugares do futuro - onde se incluem além de Lisboa mais duas cidades europeias, Dundee (Escócia) e Talin (Estónia). Mas nem tudo são elogios nesta eleição: o tempo de deslocação entre casa e trabalho, a desigualdade salarial ou a inclusão racial são aspetos que têm de ser melhorados para tornar Lisboa uma cidade mais apetecível.


Quinta-feira

Canal de Suez bloqueado. Comércio mundial em stress

7,6 mil milhões de euros/dia. Este foi o prejuízo em mercadorias que o porta-contentores Ever Given provocou ao ficar encalhado e a bloquear o tráfego marítimo no canal de Suez. O navio, do tamanho de um arranha-céus, ficou atravessado no canal devido aos ventos e obrigou a que cerca de duas centenas de navios ficassem parados sem poder fazer a ligação entre o Mediterrâneo e o mar Vermelho. Uma das consequências deste acidente foi o aumento do preço do petróleo Brent devido aos receios de existir problemas no abastecimento internacional. Também o embarque de gás do Médio Oriente para a Europa foi afetado.

Sexta-feira

Covid. Mais de um milhão vacinados pelo menos uma vez

Portugal ultrapassou neste dia um milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19 e cerca de 500 mil pessoas já terão recebidp as duas doses. Ou seja, 4,56% dos portugueses já estarão completamente vacinados. Os dados foram avançados pela task force que controla o plano de vacinação na véspera de se iniciar a inoculação dos professores e pessoal não docente do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico num total de cerca de 80 mil pessoas neste fim de semana. A vacina que será utilizada é a da AstraZeneca.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG