Renovação do Alfa Pendular atrasada para 2020
"Problemas pontuais" justificam demora na reparação de comboio topo de gama da CP. Empresa não vai receber comboios rápidos de Espanha.

São dez os comboios Alfa Pendular a renovar.
© Fábio Poço/Global Imagens
A renovação dos dez comboios Alfa Pendular apenas ficará concluída nos primeiros meses de 2020. A revisão geral deste material topo de gama da CP - Comboios de Portugal, que deveria terminar no final deste ano, está atrasada devido a "problemas pontuais", revelou a transportadora ferroviária. Mas os problemas não ficam por aqui: a empresa não vai poder contar com o aluguer de comboios rápidos vindos de Espanha, o que impedirá o reforço da operação de longo curso nos próximos anos.
"A conclusão do processo e a entrega da décima unidade deverá ocorrer nos primeiros meses de 2020. Numa operação desta dimensão, é natural que ocorram situações pontuais que podem provocar alguns atrasos. Este facto não tem impactos adicionais, já que desde o início do programa de intervenções, a metodologia consiste em imobilizar um Alfa Pendular de cada vez", justifica fonte oficial da empresa ao DN/Dinheiro Vivo.
Os comboios mais rápidos da CP - atingem os 220 km/h nas linhas portuguesas - estão a ser alvo de uma revisão geral desde o final de 2016. A renovação de meia vida deste material inclui uma remodelação profunda das dez unidades CPA 4000 nas oficinas do Entroncamento da EMEF, empresa pública de manutenção de comboios.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Ao todo, estão a ser investidos 18 milhões de euros no novo design exterior e interior dos comboios, bancos e materiais de revestimento, sistemas de iluminação, remodelação de bar e casa de banho e manutenção de sistemas mecânicos e hidráulicos. Até agora, já há seis automotoras totalmente revistas, "estando em curso a renovação da sétima".
A CP sustenta que estes atrasos não vão ter "impactos adicionais na circulação", mas a verdade é que a empresa fica só com um comboio a mais para garantir o serviço de longo curso - atualmente precisa diariamente de oito comboios para ligações que vão desde Braga a Faro. A funcionar no limite da capacidade, "qualquer problema num comboio terá repercussões na circulação", avisa a comissão de trabalhadores da companhia.
Espanha sem comboios rápidos
Carlos Gomes Nogueira, presidente da CP, na audição parlamentar de dia 5 de março, afastou a vinda de comboios rápidos espanhóis para reforçar a oferta de Alfa Pendular e Intercidades, que poderiam permitir o crescimento da empresa portuguesa no rentável segmento do longo curso.
No início de setembro tinha sido anunciado o aluguer à Renfe de um total de sete unidades elétricas para o serviço de longo curso. Seis meses depois, o gestor assumiu que se "esgotou" a capacidade de os espanhóis poderem alugar mais comboios a Portugal, além das 24 automotoras a gasóleo que estarão no parque de material circulante a partir do final deste ano.
Os comboios mais rápidos da CP - atingem os 220 km/h nas linhas portuguesas - estão a ser alvo de uma revisão geral desde o final de 2016
A partir deste ano, além das 20 automotoras alugadas desde 2011 à Renfe, a CP vai contar com mais quatro unidades UTD 592 (unidade tripla Diesel) para o serviço regional e que contam com perto de 40 anos - ainda assim, são mais modernas do que as máquinas com mais de 50 e 60 anos atualmente ao serviço de algumas linhas não eletrificadas.
A primeira destas quatro automotoras entrou ao serviço no dia 22 de março, um mês depois de ter recebido autorização técnica da parte do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Esta demora deve-se, em parte, ao Tribunal de Contas, que apenas no dia 14 deste mês deu visto prévio à operação.
A segunda automotora espanhola deverá chegar a Portugal nas próximas semanas; a entrega das restantes unidades está prevista para os meses de junho e setembro. A partir deste ano, a CP vai pagar 8,3 milhões de euros pelo aluguer das 24 automotoras aos espanhóis.
Renovação no Intercidades em 2020
O aumento das carruagens ao serviço do Intercidades também permitirá o crescimento da CP no serviço do longo curso. Fonte oficial da empresa diz ao DN/Dinheiro Vivo que a renovação das carruagens imobilizadas na empresa "será iniciada no princípio de 2020", depois da conclusão, até ao final deste ano, dos protótipos em desenvolvimento.
Fontes do setor indicam que a CP conta com mais de 20 carruagens do Intercidades imobilizadas e que poderiam permitir à empresa fazer mais viagens com destino a Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Évora e Faro.