Exclusivo "Parar, escutar e olhar"... para a Europa

Começa esta terça-feira, em Monsaraz, a terceira edição do Summer CEmp, uma iniciativa da Comissão Europeia que vai juntar 40 jovens e 72 oradores a debater a Europa.

Nos próximos quatro dias, 40 jovens universitários vão juntar-se em Monsaraz para ouvir e falar da Europa. Pela vila histórica vão passar também 72 convidados, entre políticos, artistas, jovens ativistas e jornalistas.

Uma iniciativa que vai na terceira edição e que quer "levar o debate sobre a questão europeia aos jovens". "É uma geração que é importante motivar, porque o futuro do projeto europeu é deles", diz Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal. E a aposta passa por fazê-lo num "formato completamente informal": "Todos os que andam nos assuntos europeus, ou nos assuntos internacionais, há algum tempo, percebem que há um enorme cansaço com o formato tradicional de debate, de conferências. Por isso pensámos numa escola de verão, e durante quatro dias para permitir uma interação entre os estudantes e os oradores, e para que todos tenham a possibilidade de fazer networking, para que a discussão se prolongue" para lá do evento.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG