Carro elétrico tem consumo seis vezes mais barato que a gasolina

Se carregar o carro em casa gasta dois euros para fazer cem quilómetros. Num motor a gasolina, a fatura é de 12 euros. Nos postos de carregamento rápido, a eletricidade para percorrer a mesma distância poderá ficar mais cara do que o diesel.

Fazer uma viagem de cem quilómetros(entre o Porto e Vila Real, por exemplo) num carro elétrico custa dois euros, enquanto a mesma distância percorrida com um motor a gasolina ronda os 12 euros, de acordo com a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE). A opção mais barata passa, assim, por ter um veículo elétrico com a bateria carregada na tomada de casa, com tarifa bi-horária e nas horas de vazio. Neste caso, garante a UVE, a eletricidade gasta para percorrer essa distância custa apenas dois euros. Isto tendo em conta um preço de 12 cêntimos por kWh num consumo médio de 15 kWh por cem quilómetros. Mas se precisar de parar num posto de carregamento rápido, a mesma energia vai custar três vezes mais, ou seja, seis euros (40 cêntimos por kWh).

Mais caro mesmo, só se tiver um carro a gasóleo, no qual vai gastar cerca de nove euros nessa viagem (1,49 euros por litro, gastando seis litros aos cem quilómetros) ou, ainda pior, a gasolina. Neste caso, a fatura de combustível para o mesmo percurso fica dez vezes mais cara: 12 euros (1,69 euros por litro, para sete litros aos cem quilómetros).

Os cálculos são da UVE, mas quando só falta uma semana para os carregamentos de veículos elétricos começarem a ser pagos nos postos rápidos da rede de mobilidade elétrica, a 1 de novembro, a associação já fez outras contas que mostram que a eletricidade pode sair mais cara do que o diesel.

Revelados os tarifários dos operadores dos postos e também dos comercializadores de energia elétrica (Galp Power, EDP Comercial, Prio.e, eVaz), a UVE concluiu que 3,20 euros é o preço mais barato para um carregamento rápido de 30 minutos, num posto de carregamento rápido, para um consumo médio de 15 kWh/100 km de veículo elétrico, utilizando uma tarifa bi-horária (fora de vazio). Isto no caso de um cliente da EDP abastecer num posto da Prio.

Olhando apenas para os valores médios, os cálculos da associação colocam a Prio no preço mais alto por carregamento (7,11 euros). A EDP surge como a mais barata (5,97 euros), seguindo-se a Galp (6,21 euros ) e a eVaz (7,03 euros ).

Luís Martins, administrador da Prio, rejeita a ideia: "Abastecer com cartão Prio Electric em qualquer ponto nacional é sempre mais económico do que abastecer com o cartão de qualquer outro comercializador."

Já Marcos Lopes, da direção da UVE, sublinhou que, apesar das estimativas, os preços vão variar muito em função do modelo do veículo elétrico, da capacidade da bateria, da temperatura ambiente e do estado de carga.

Empresas fazem promoções

Galp Power

Os preços da Galp oscilam entre 13 e 19 cêntimos/kWh e incluem um desconto de 20% no preço da eletricidade para quem aderir até 31 de dezembro. Para quem já seja cliente da Galp em casa, a empresa vai oferecer a energia consumida em qualquer ponto de carregamento até 30 de abril de 2019.

Prio.e

Não sendo comercializador de eletricidade para o mercado residencial, a Prio optou por oferecer a todos os donos de carros elétricos a taxa de operação dos seus postos de carregamento em novembro e dezembro. A Prio cobra entre 6 e 7 cêntimos (sem tarifas de acesso à rede) por cada minuto de carregamento.

EDP Comercial

Já a EDP Comercial surge no mercado com um preço de 23 cêntimos por kWh, com descontos de 25% sobre este valor para os clientes que já tenham eletricidade ou gás da empresa em casa. Para estes há também a oferta de 1500 kWh para usar até 30 de abril.

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