Premium Thomas Piketty: um documentário sobre quem tem o dinheiro no século XXI

O Capital no Século XXI, o livro de Thomas Piketty sobre as convulsões da economia mundial, renasce agora em forma de filme: trata-se de percorrer a história social e política do dinheiro e saber como é que ele circula, não poucas vezes escondendo-se.

Em 2013, o francês Thomas Piketty, economista, investigador da história da riqueza nas sociedades, abalou o mundo com a publicação de O Capital no Século XXI. O livro, agora relançado no mercado português, tornou-se uma referência para muitos debates políticos, acabando por dar origem a um filme de 2019 com o mesmo título, realizado pelo neozelandês Justin Pemberton, agora lançado nas salas portuguesas.

O menos que se pode dizer de O Capital no Século XXI é que, embora organizado de acordo com as regras de um documentarismo mais ou menos rotineiro e televisivo (entrevistas, materiais de arquivo, etc.), consegue a proeza de nos levar a refletir a partir de uma perspetiva radical, incómoda e perturbante. A saber: todas as histórias de todas as sociedades são, em última instância, histórias de circulação do dinheiro; quem o tem e quem o não tem; quem o ostenta e quem o esconde; quem o ostenta, escondendo-o. Enfim, quem "apenas" o esconde.

Ler mais

Mais Notícias