Exclusivo Algumas ideias vagas

Nestes tempos de fake news, o que significa procurar a verdade? E o que é, afinal, uma ideologia? Um velho filme de Jean-Luc Godard ajuda-nos a reformular essas perguntas, lidando com a fragilidade de algumas ideias.

A noção de fake news é tão velha como a imprensa, mas não há dúvida de que se tem transfigurado neste nosso tempo de informação global, domínios virtuais e... Donald Trump. Já não nos basta considerar o método e a honestidade com que cada órgão de informação representa o mundo em que vivemos. Na expressão usada por todos (mesmo os que não dominam a língua inglesa), assistimos à secundarização da palavra news - vivemos e consumimos o espetáculo do fake, mesmo que, por princípio, o condenemos.

Nesta dinâmica realmente global, Trump conseguiu uma vitória extraordinária, em grande parte alimentada pela nossa aceitação do quotidiano como uma parada de peripécias mais ou menos pitorescas, fúteis e, no limite, reversíveis. O 45.º presidente dos EUA entronizou-se como tenente-general de um sistema de leitura do mundo regido por uma festiva dicotomia: se há fake news, isso significa que a verdade pode ser vivida e tratada como um absoluto; tudo o resto é ideologia.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG