Cristina Tardaguila, especialista em fake-news
Premium

fake news

Cristina Tardáguila: "Ao ir contra o mundo, Bolsonaro mostra indícios de burrice"

Cristina Tardáguila é especialista em desmontar informações falsas e fake news. Sendo brasileira, está à frente da aliança mundial contra a desinformação que reúne 3.500 fact-checkers no Poynter Institute, nos EUA. Nunca como hoje o bom jornalismo foi tão valorizado pelos leitores, diz.

Cristina Tardáguila é brasileira e diretora adjunta do International Fact-Checking Network do famoso Instituto Poynter de investigação e formação em jornalismo, na Florida, EUA. A chamada verificação de dados é uma das áreas mais dinâmicas do jornalismo da atualidade - e, por causa do covid-19, tem estado ainda mais ativa na desmontagem de fake-news, desinformação, narrativas incorretas. Desta vez, é a doer, e nunca como agora a verificação de factos foi tão importante: "Pode salvar vidas", explica Cristina.

A aliança #CoronaVirusFacts reúne 3.500 fact chekers em 70 países e mais de 40 línguas. A página da iniciativa reúne toda a espécie de verificações realizadas - desde o desmantelar de mentiras simples sobre a ligação entre o 5G e o vírus, até coisas tão complexas como a questão da cloroquina.

Ler mais

Mais Notícias