7 dias, 7 propostas por Tiago Froufe

1. Jardins
Jardim da estrela
Tapada Da ajuda
Jardins Gulbenkian
Domingo, 21 de março

Nestes tempos de liberdades incertas, será arriscado sugerir grandes aventuras fora de casa?
Arriscado é não tentar e deixar um dia especial como o de domingo passar em falso. Acordar cedo e tomar um bom pequeno-almoço nas calmas faz parte da rotina domingueira obrigatória e é um prazer que não devemos abandonar, nem sentir culpa.
Depois de encomendarmos um cozido à portuguesa do restaurante Comilão, em Campo de Ourique, o melhor é mesmo sair e passear. Um passeio ao ar livre nunca fez mal a ninguém, bem pelo contrário. Que a covid não nos faça esquecer disto. E agora que abriram os parques e jardins, nada melhor do que aproveitar e passar tempo com os miúdos e os amigos mais próximos, deitados na relva, a apanhar sol e fazer jogos. Deixo alguns jardins e parques em Lisboa como sugestão: Jardim da Estrela, Tapada das Necessidades, Tapada da Ajuda, Monsanto e Jardins da Gulbenkian. Os meus preferidos.

2. Ver
A Verdade sobre o 5G
RTP PLAY
Segunda, 22 de março


Ah, chegámos ao primeiro dia de trabalho da semana. Começar a semana a libertar o que bebemos no jantar de sábado, e arrebitar de domingo, é sempre uma boa ideia. Energia matinal com uma corrida em Monsanto, o único sítio em Lisboa que nos distancia da agitação da cidade, estando a cinco minutos do epicentro da confusão. Monsanto é muitas vezes esquecido e é Lisboa, não é fora. É mesmo aqui! Ouvir uma playlist do Spotify que nos dê o kick que precisamos e arrancarmos para mais uma semana de teletrabalho.
Dia feito, e precisamos jantar, verdade? Um takeaway de pad-thai e dim sum do Boa Bao e de seguida encostarem-se num documentário que passou na RTP3 e que está disponível no RTP Play. Aborda um tema bastante atual e controverso, e a perspetiva que este doc nos dá torna tudo mais claro e compreensível. RTP Play: A Verdade sobre o 5G.

3.Comer
Ragu e tiramisu
TakeAway
Restaurante Memória
Campo de Ourique
Terça, 23 de março


Continuando neste registo ar livre em que nos vamos manter muito mais tempo, começamos o dia na Feira da Ladra e com um café ao postigo. Às terças e sábados, a feira faz-nos recuar no tempo; não consigo deixar de achar incrível a variedade de coisas que se encontram por lá, a maioria sem utilidade nenhuma, é certo, mas ainda assim encanta-me aquele passeio. O postigo para o café pode ser qualquer um, nestes dias o melhor é mesmo vermos o que está aberto e nos quer servir uma bica. Ah, que saudades!
Com o final do dia a chegar, há que pensar no que vamos jantar e não esquecer as vontades da pequena Amélia, a minha filha. Cá em casa somos grandes fãs de italiano, sejam massas, pizas ou o que for. O italiano de eleição, neste momento, é o restaurante Memória, também em Campo de Ourique. Tem o melhor ragu que conheço e as pizas são simples, descomplicadas e deliciosas. Por favor, não se esqueçam do tiramisu; nunca fui grande fã até conhecer este.
Para prepararmos o caminho para o descanso e, lá está, não esquecendo os gostos e as vontades da mais pequena, procuramos um filme no player da Disney que está com uma oferta espetacular.

4. Beber
Vinho do Dão e Douro
Vinhos Bons Rapazes e Quinta dos Carvalhais
Quarta, 24 de março

Parabéns, Gonçalo! Perdoem-me mas se me esqueço deste dia o meu irmão mais novo vai ficar chateado comigo.
Apesar de pormos as festas de parte por mais um ano, não há justificação para deixarmos passar estes dias e ajudarmos a torná-los especiais a quem mais gostamos. Na hora de escolher um presente a dar, caio tendencialmente nos vinhos, e tem uma explicação muito breve e de fácil compreensão: o vinho é um presente que nos cria momentos de prazer e pequena felicidade e que partilhamos com quem mais gostamos, seja com quem nos ofereceu a garrafa ou com outra pessoa que merece bebê-la, mas tem de a merecer. O vinho é um presente que nos dá prazer a duplicar, no momento em que o recebemos e no momento em que o abrimos, partilhamos e descobrimos.
Sugestões de vinhos e respetivas lojas: Bons Rapazes - Reserva Tinto 2015 (Douro) - 11 euros; Bons Rapazes - Branco 2016 (Douro);€Quinta dos Carvalhais - Branco Especial (Dão); Taboadella - Alfrocheiro (Dão).

5. Correr
Beira-Tejo, Lisboa
Corrida-passeio e documentário na Netflix
Quinta, 25 de março

Só corremos na segunda-feira e a semana está quase a acabar. Hoje trocamos de sítio, descemos ao rio para uma corrida-passeio nas margens do Tejo logo pela manhã. Esta corrida-passeio é revigorante e ajuda-nos a preparar o dia, chegamos de cabeça fresca para mais um dia de trabalho. Em casa...
Quinta-feira é um excelente dia para começar uma minissérie, prepara-se o programa do fim de semana na Netflix com a série-documentário Pretend It"s a City, de Martin Scorsese com Fran Lebowitz. A primeira crítica que li à série documental dizia que Fran Lebowitz tem opinião sobre muita coisa, e é verdade. Fala de Nova Iorque, de acontecimentos passados e graças à Nova Iorque de hoje, tem imensas privates com Martin Scorsese, que a acompanha na conversa. A perspetiva de Fran sobre as coisas foi o que mais me encantou, e é por isso que aqui deixo esta sugestão.

6. Teatro
D. Maria II em casa
ONLINE
Peça TEATRO encenado por Pascal Rambert
sexta, 26 de março


Que saudades de estreias, verdade? Então deixo aqui uma sugestão de uma peça do Teatro Nacional D. Maria II. Online, pois.
Teatro. "Teatro-dentro-do-teatro-dentro-do-teatro, para onde é chamada a família (a que se escolhe e a que não se escolhe), a dedicação a um ofício, a violência, o desamor e até o INEM. Pascal Rambert mergulha nas memórias de atores portugueses, numa peça em loop, para ouvir como uma canção."

7. Passeio
Serra da Arrábida
PAsseio de moto
Sábado, 27 de março

Passeio de moto. Fim de semana é tempo para sair da rotina e de nos aventurarmos um pouco mais à distância de casa.
Sair em direção a sul. Atravessar a ponte tem sempre a sua graça, é sentir que deixamos a semana intensa de trabalho para trás, e até sabe a férias. Rumem à serra da Arrábida e divirtam-se pelo serpentear das estradas, com o mar sempre a espreitar lá em baixo. É dos sítios mais bonitos para se visitar e circular em contacto com a natureza.

Escolhas por Tiago Froufe, CEO da Luvin' e blogger.

filipe.gil@dn.pt

Mais Notícias

Outras Notícias GMG