Exclusivo A onda afro-americana chegou ao cinema

São muitos os filmes em torno da cultura negra americana. Uma reação de Hollywood em tempos de ressaca do Black Lives Matter. Finalmente, os temas e os cineastas afro-americanos com destaque visível em Hollywood e em rota para a consagração da temporada dos prémios.

Há uma invasão de filmes feitos no seio da comunidade afro-americana de Hollywood. Cinema com black power, com orgulho negro e consciência cívica. Mais do que nunca, não temos apenas casos pontuais de cinema americano feito com voz negra nem a quota minoritária que habitualmente dá algum espaço a Spike Lee ou a Denzel Washington. Este é o ano do ponto de viragem, o ano da inclusão total. São muitos os filmes protagonizados e feitos por afro-americanos, desde produções independentes a filmes de grande estúdio.

Se tudo isto chega logo a seguir ao caso George Floyd, não deixa de ter um efeito simbólico, sobretudo agora em tempos nos quais se elege o politicamente correto como moeda de troca e onde já se anuncia que, no futuro, os Óscares terão de privilegiar minorias e demonstrar as quotas corretas de diversidade. Mas coincidência ou não, esta viragem poderá já ser um dos efeitos da campanha #MeToo, sobretudo numa aposta em papéis femininos de empoderamento óbvio. Nomes como Tessa Williams, Regina King, Zendaya, Viola Davis ou Andra Day ganham um protagonismo para além de todo e qualquer preconceito.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG