Aconteceu em 1871 - Pequenas notícias

Em 1870, o DN era um jornal popular ainda sediado na Rua dos Calafates.

As notícias eram curtas e rápidas de ler. E tinham interesses vários, percorrendo colunas nas quais havia notícias de internacional, locais e até sociais.

Eis alguns exemplos:

"Por andar a mendigar foi ontem preso um homem de 54 anos." Simples e direto ao assunto.

Logo seguido de "O ex-imperador Napoleão escreveu um relatório de guerra de 1870 no qual se contém a defeza dos seus atos. Será publicado no próximo janeiro."

"O Sr. Rochim, hábil fotografo, muito conhecido em Lisboa pelos magníficos panoramas, vistas de edifícios notáveis, que tem executado com a maior proficiência, foi convidado pela comissão que preside à inauguração da estátua de Bocage para fotografar o monumento." O jornal diria, três colunas à frente, que a inauguração da estátua de Bocage, em Setúbal, seria nesse dia - não ligando as duas notícias.

Havia também boatos: "Fala-se dos senhores coronel José de Sá Nogueira, tenente-coronel José Guedes e major Salgado para o lugar de secretário do supremo conselho de justiça militar."

E os suicídios, ou tentativas, não eram tabu: "Ontem tentou suicidar-se tomando um tóxico, a Sra. M., moradora na travessa da Água da Flor. Foi conduzida num Trem ao hospital de São José."

Mais Notícias

Outras Notícias GMG