Premium Um casamento, uma renovação de votos e três aniversários fazem 171 infetados e 400 isolamentos

Os surtos com origem em reuniões familiares somam 67% do total. O norte é a zona mais afetada. Lisboa e vale do Tejo aparece em terceiro lugar, mas nesta região e no último mês, cinco eventos destes resultaram em 127 infetados e 407 isolamentos. Na região centro e no Algarve há menos, mas os que existem têm dimensões elevadas. O subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, alerta: "As pessoas estão cansadas da pandemia, mas o ser família não diminui os riscos."

Maria e António quiseram assinalar os 25 anos de casados com a renovação dos votos. Reuniram a família e alguns amigos num concelho da região de Lisboa e vale do Tejo. Tiveram cerimónia religiosa numa igreja cristã e um almoço numa quinta. Ao todo eram 73. Acreditavam que por serem família e amigos que até aí não tinham tido covid não haveria problema, mas dias depois eles apareceram.

Os dois sentiram-se "constipados", a febre começou a subir, os sintomas aumentaram e tiveram de fazer testes de rastreio. Estavam positivos. "Quando começámos a perceber que a situação envolvia mais de uma centena de pessoas e de vários concelhos, foi um desespero", confessa um médico de saúde pública. O surto já vai com 80 infetados, com vários surtos associados, e já colocou em isolamento "seguramente mais de 150 pessoas, mas para ser sincero, já perdi a conta assim de cabeça", admite o médico.

Ler mais

Mais Notícias