Benfica apanhou alguns sustos, mas venceu e adiou a festa do título
Chiquinho e Seferovic marcaram os golos que garantiram o triunfo por 2-0 sobre o V. Guimarães. Os encarnados asseguraram um lugar na 3.ª pré-eliminatória da Champions e os minhotos estão mais longe da Europa.

© Gerardo Santos / Global Imagens
O Benfica regressou esta terça-feira às vitórias, superiorizando-se ao V. Guimarães, por 2-0, no Estádio da Luz, em partida da 32.ª jornada da I Liga. Um resultado que impediu os festejos imediatos do título do FC Porto, que assim está obrigado a pontuar no clássico desta quarta-feira, com o Sporting.
Além disso, a equipa agora treinada por Nélson Veríssimo garantiu matematicamente o apuramento para a terceira eliminatória da Lig dos Campeões do próximo ano e acabou com uma série de seis jogos a sofrer golos. Quanto aos vimaranenses complicaram as suas hipóteses de alcançar um lugar europeu.
É certo que a primeira oportunidade do jogo foi do Benfica, por Chiquinho logo aos sete minutos, mas depois disso o V. Guimarães subiu no terreno e foi aproveitando a deficiente organização defensiva dos encarnados, que deixavam muito espaço para os minhotos atacarem, sobretudo pelo inglês Marcus Edwards, um talento de apenas 21 anos que promete muito.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Foi o extremo inglês a estar perto de marcar por duas vezes com um remate à barra e um livre a sair ligeiramente por cima da baliza. Depois disso entrou em cena Vlachodimos, que segurou o Benfica ao empate com excelentes defesas a remates de Bruno Duarte e Mikel Agu.
O Benfica estava encostado às cordas e Weigl era um elemento perdido na equipa, que acabou muito cedo por ver o cartão amarelo e, como estava o jogo, corria o risco de ser expulso. Por essa razão Nélson Veríssimo decidiu substitui-lo por Florentino Luís. Uma alteração que fez bem à equipa benfiquista, que conseguiu estancar as saídas do adversário para o ataque.
Aos 37 minutos, de forma algo injusta, o Benfica chegou à vantagem por Chiquinho, num remate colocado, na sequência de um excelente cruzamento de Nuno Tavares.
O segundo tempo foi jogada a um ritmo mais baixo com o Benfica a controlar e assumir mais as despesas do jogo, deixando os minhotos bastante longe da baliza de Vlachodimos. Ainda assim não se registaram grandes oportunidades de golo.
Contudo, para o último quarto de hora as alterações feitas pelo treinador Ivo Vieira encostaram os encarnados à sua área. Adivinhava-se o golo do V. Guimarães, que acabou por surgir, mas João Pedro foi apanhado em fora de jogo. Aproveitou o Benfica para matar o jogo com Seferovic a finalizar uma bonita jogada de ataque, com assistência de Rafa Silva.
O suíço voltou aos golos no Estádio da Luz, onde não marcava para a I Liga desde a 1.ª jornada.
VEJA OS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA
FICHA DO JOGO
Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)
Benfica - Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Nuno Tavares; Pizzi (Rafa Silva, 65'), Weigl (Florentino Luís, 33'), Gabriel, Franco Cervi (Jota, 88'); Chiquinho (Zivkovic, 88'), Carlos Vinícius (Seferovic, 65')
Treinador: Nélson Veríssimo
V. Guimarães - Douglas; Felaye Sacko, Frederico Venâncio, Suliman (Pedro Henrique, 57'), Florent Hanin; Mikel Agu (Pepê Rodrigues, 73'), Denis Poha (João Pedro, 84'); Marcus Edwards, André André, Ola John (Ouattara, 73'); Bruno Duarte
Treinador: Ivo Vieira
Cartão amarelo a Weigl (22'), André Almeida (79')
Golos: 1-0, Chiquinho (37'); 2-0, Seferovic (87')
Partilhar
No Diário de Notícias dezenas de jornalistas trabalham todos os dias para fazer as notícias, as entrevistas, as reportagens e as análises que asseguram uma informação rigorosa aos leitores. E é assim há mais de 150 anos, pois somos o jornal nacional mais antigo. Para continuarmos a fazer este “serviço ao leitor“, como escreveu o nosso fundador em 1864, precisamos do seu apoio.
Assine aqui aquele que é o seu jornal