Aconteceu em 1961 - Gagarine viu que a Terra é azul

No dia 12 de Abril de 1961, o cosmonauta da ex-União Soviética, Yuri Gagarine, ficaria conhecido mundialmente como o primeiro homem a viajar no espaço

Lançada do Cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão, a nave Vostok 1, iniciou o seu primeiro e único voo espacial e pouco depois da descolagem, a 327 quilómetros de altitude, Yuri Gagarine, por rádio, revelava a novidade:"A Terra é azul!"

Pouco depois, Gagarine tornou-se num cosmonauta, o primeiro a viajar em órbita à volta da Terra. Foi um curto voo de 108 minutos, o suficiente para que Gagarine se tornasse, aos 27 anos, num herói. E ocupasse a zona nobre da primeira página do Diário de Notícias de 13 de abril de 1961 - o que foi também um feito geopolítico, dada a natureza antagónica dos dois regimes da altura, e o poder de que a censura prévia dispunha para relativizar a volta .

"A sensação de ausência de peso era algo desconhecida em comparação com as condições da Terra. Aqui, sente-se como se estivesse pendurado numa posição horizontal em cintas. Sente-se como se estivesse suspenso", revelou. Sete anos depois, no dia 27 de março de 1968, durante um voo de treino, num MiG-15UTI, que se despenhou perto da cidade de Kirzhach, Gagarine morreu. As suas cinzas foram enterradas nas paredes do Kremlin, em Moscovo.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG