Aconteceu em 1966 - Inglaterra: a batalha começou

A primeira página do Diário de Notícias de 12 de março de 1966 dava conta do início da campanha para as eleições legislativas no Reino Unido.

"Conservadores contra trabalhistas", titula o Diário de Notícias na primeira página de 12 de março de 1966. A notícia dava conta do início da campanha para as eleições legislativas no Reino Unido, sublinhando "a batalha começou".

Dos dois lados da barricada estavam o então primeiro-ministro trabalhista Harold Wilson e o líder dos conservadores Edward Heath. "A rainha Isabel dissolveu oficialmente o Parlamento, assinalando o início da intensa campanha política para as eleições de dia 31", podia ler-se no pequeno texto publicado na primeira página.

Com a dissolução do Parlamento, os deputados viram ser-lhes cortado "os vencimentos de 65 libras semanais (5200 escudos)", mas, acrescenta a notícia, "o gabinete do primeiro-ministro Harold Wilson continua a governar o país até à reunião do novo Parlamento em 18 de abril".

Estas eleições antecipadas foram convocadas por Wilson apenas 17 meses após ter sido eleito com uma curtíssima maioria de quatro deputados. O chefe do governo trabalhista acabaria por vencer o escrutínio, aumentando a maioria para 96 lugares.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG