Exclusivo Como vemos as crianças

O que é ser espectador de cinema? Uma "velha" fotografia de Wayne F. Miller, regressando ao mundo da infância, ajuda-nos a repensar essa questão.

Qual a relação das nossas crianças com o cinema? A pergunta suscita, por certo, uma infinidade de respostas, quanto mais não seja porque, para além das também infinitas diferenças individuais, essa relação envolve complexos fatores sociais e culturais. Escusado será dizer que, melhor ou pior, uma criança de uma cidade onde deixou de haver salas de cinema a funcionar regularmente não tem (não pode ter) a mesma relação com o cinema de uma criança que viva em Lisboa ou no Porto...

O certo é que, não poucas vezes, as mais fortes imagens públicas das crianças face aos filmes (entenda-se: as imagens do espaço televisivo) reduzem-nas a marionetas compulsivas. Explora-se o pitoresco das crianças que se vestem, por exemplo, imitando as personagens de Harry Potter, mas não se representam essas mesmas crianças na mais primitiva dimensão cinematográfica. Como? Enquanto espectadores.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG